Cadastro Ambiental Rural

Cadastro Ambiental Rural

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais no Brasil e visa integrar informações ambientais das propriedades e das posses, como APPs, RLs, áreas de uso restrito, remanescentes de florestas e outras formas de vegetação nativa, além das áreas consolidadas.

O principal objetivo do CAR é facilitar a regularização ambiental dos imóveis rurais, promovendo a recuperação das áreas degradadas e o uso sustentável dos recursos naturais, contribuindo para o cumprimento das metas de redução do desmatamento e de emissões de gases de efeito estufa, bem como para a conservação da biodiversidade.

Instituído pela Lei nº 12.651/2012, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais. Sua finalidade é integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, abrangendo as Áreas de Preservação Permanente (APP), áreas de uso restrito, Reserva Legal, remanescentes de florestas e outras formas de vegetação nativa, além das áreas consolidadas. O CAR serve como uma base de dados essencial para o controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, além de ser uma ferramenta importante no combate ao desmatamento.

O cadastro é uma base de dados estratégica para a gestão ambiental do país, contribuindo para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e outras formas de vegetação nativa do Brasil, além de apoiar o planejamento ambiental e econômico das propriedades rurais.

A inscrição no CAR é fundamental para o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural, representando o primeiro passo rumo à regularização ambiental. Além disso, é um requisito essencial para a participação em diversos programas, obtenção de benefícios e concessão de autorizações.

  • O registro da Reserva Legal no CAR dispensa a averbação no Cartório de Registro de Imóveis;
  • Acesso ao Programa de Apoio e Incentivo à Conservação do Meio Ambiente e aos Programas de Regularização Ambiental (PRA);
  • Possibilidade de obtenção de crédito agrícola em todas as suas modalidades, com taxas de juros reduzidas e limites e prazos mais favoráveis do que os praticados no mercado, especialmente após 31 de dezembro de 2017, quando o CAR se tornará um pré-requisito para acesso ao crédito;
  • Contratação de seguro agrícola com condições mais favoráveis do que as disponíveis no mercado;
  • Geração de créditos tributários através da dedução das áreas de Preservação.

Legislação do CAR

Deixe uma respostaCancelar resposta

Portuguese
Sair da versão mobile