
O Curso de Geoprocessamento para atender às notificações do CAR está com matrículas abertas de forma gratuita através do Serviço Florestal Brasileiro na plataforma Saberes da Floresta. Curso básico sobre como realizar ajustes nas informações temáticas declaradas utilizando tanto o Módulo de Inscrição do SICAR, quanto sistemas de informações geográficas como o QGIS.
O conteúdo inclui métodos para obter insumos de sensoriamento remoto para ajustar informações temáticas, como uso do solo, APP, AUR e RL.
O curso “Geoprocessamento – passo a passo para atender às notificações do CAR – Cadastro Ambiental Rural” é uma capacitação essencial para profissionais, extensionistas e proprietários/possuidores envolvidos na regularização ambiental de imóveis rurais. Focado nas práticas de análise e retificação de dados geoespaciais, o curso aborda o uso de ferramentas de geoprocessamento para atender a notificações e ajustar informações no CAR de acordo com as exigências legais e ambientais.
Desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro, o curso explora as funcionalidades do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), Central do Proprietário/Possuidor, Módulo de Regularização Ambiental e foca nas técnicas necessárias para correção das inconsistências identificadas durante o processo de análise das informações declaradas.
Os participantes aprenderão a realizar ajustes nas informações temáticas declaradas utilizando tanto o Módulo de Inscrição do SICAR, quanto sistemas de informações geográficas como o QGIS. O conteúdo também contemplará formas de obtenção de insumos de sensoriamento remoto, que podem ser utilizados para ajuste nas informações temáticas declaradas, como o uso e cobertura do solo, as Áreas de Preservação Permanente (APP), as Áreas de Uso Restrito (AUR) e Reserva Legal (RL).
O curso conta com os seguinte módulos:
- Módulo 1. Introdução à Regularização Ambiental e Legislação;
- Módulo 2. Central do Proprietário/Possuidor do SICAR;
- Módulo 3. Notificações e Retificações do CAR;
- Módulo 4. Regularização de passivos ambientais.